Influenciadores Digitais

Influenciador Digital caracteriza o indivíduo que utiliza mídias digitais para obter alcance de público, sendo este geralmente nichado, e atua na produção de conteúdos e formalização de parcerias com marcas para a divulgar e indicar produtos aos seus seguidores.

 

Várias obrigações decorrentes das parcerias com "influencers" não são levadas em consideração, a exemplo disso temos a necessária formalização de um contrato específico, no qual constem os direitos e obrigações de cada parte, bem como as questões relativas ao direito de uso de imagem e voz, assim como as condições inerentes à propriedade intelectual, confidencialidade e multas.

 

Além disso, é necessário observar que as campanhas de publicidade precisam estar de acordo com as estipulações previstas pelo CONAR. Também, é possível mencionar que as parcerias geram obrigações tributárias, que dependerão de análise específica, uma vez que nem sempre o influenciador possui uma pessoa jurídica apta para a realização de contratações e prestação de serviços. Ainda, é relevante que as agenciadoras tenham conhecimento sobre direito digital e suas implicações para que possam auxiliar seus clientes durante o desenvolvimento de campanhas e parcerias.

 

Vamos te ajudar a adotar o Código de Conduta para a Contratação de Influenciadores da Associação Brasileira de Agências Digitais - ABRADI, para manter como prática permanente o cumprimento da legislação na contratação de influenciadores para campanhas publicitárias digitais, mediante contrato específico, conferindo profissionalismo e legitimidade aos acordos.

Afinal, tratativas verbais, troca de e-mails e/ou de mensagens instantâneas podem não ser considerados caso ocorra um eventual conflito jurídico".

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